domingo, 05 de agosto de 2018 - 23:02h
Na Câmara, prefeito avalia atuação do Município na Festa de São Tiago 2018
Gestor elencou diversas ações da Prefeitura que contribuíram para o sucesso do evento
Foto: Mysael Junior/Prefeitura de Mazagão
Prefeito Dudão Costa, no momento da

O prefeito de Mazagão, Dudão Costa, fez uma prestação de contas da atuação do Município na organização da Festa de São Tiago 2018, que aconteceu de 16 a 28 de julho, na vila de Mazagão Velho. A avaliação aconteceu na abertura dos trabalhos do segundo semestre legislativo da Câmara de Vereadores, na última quinta-feira, dia 2 de agosto.

Segundo o prefeito, a festa cresceu em termo de importância, passando a ganhar matiz estadual e até nacional. Lembrou que o dia 25 de julho, dia São Tiago, é feriado estadual desde 2012, o que segundo o gestor possibilita que o povo amapaense conheça ainda mais sua importância histórica e religiosa.

“Nesse sentido, a organização da festa se faz muito complexa, trabalhosa, se traduz em um grande desafio a cada ano. Às vezes as pessoas se posicionam sem saber a realidade, sem fundamento. A festa e uma parceria entre comunidade, associação cultural e governo estadual, com responsabilidades bem definidas e divididas”, discursou Dudão.

Ele ainda explicou que o Município cumpriu com suas responsabilidades dentro dos festejos, como os reparos no prédio da Polícia Militar em Mazagão Velho, reparos em alguns pontos de ruas, pinturas de postes e prédios públicos, melhorias no balneário, além de roçagem e limpeza da vila para melhor recepcionar os visitantes.

“A Festa de São Tiago era projetada, antes para um público muito menor e equipes de limpeza reduzidas conseguiam fazer esse serviço. Desde o ano passado, com o público recorde de mais de 50 mil pessoas, esse trabalho teve que ser ampliado, para manter a cidade limpa durante todo esse período”, informou.

Outro ponto levantando pelo prefeito foi a oferta de estacionamento, que do ano passado para este abo foi duplicada. Foram utilizadas máquinas pesadas para preparar a área que recebeu os veículos. A Prefeitura também organizou e cadastrou os empreendedores que trabalharam em Mazagão Velho no período das festividades, comercializando seus produtos.

“A Prefeitura ainda cumpriu sem papel em alguns momentos específicos da festa, auxiliando no translado para Macapá, o episódio da Entrega dos Presentes e principalmente no baile dos idosos, no dia 26. É uma festa diferenciada, que reuniu idosos da própria região, de outras localidades de Mazagão e até grupos de idosos de Macapá”, disse.

Dudão ainda registrou o bingo que foi responsabilidade da Prefeitura, em conjunto com a Câmara de Vereadores. A noitada arrecadou mais de R$ 13 mil. Outro ponto destacado foi a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que esteve de prontidão durante o evento, em conjunto com o Estado, na Unidade Básica de Saúde de Mazagão Velho.

O gestor finalizou reiterando a importância histórica e cultural de Mazagão Velho, para o Amapá e para a Amazônia. Relembrou que se trata de uma ligação histórica entre o Brasil e o continente africano. Relembrou que já fez, recentemente, uma apresentação mostrando essa ligação para representantes do governo do Marrocos no Senado Federal.