terça, 10 de julho de 2018 - 14:32h
Preparação da vila de Mazagão Velho para a Festa de São Tiago é intensificada
Maior festividade de julho inicia dia 16, mas antes tem a chegada fluvial de Nossa Senhora da Piedade
Equipes de limpeza da Prefeitura de Mazagão intensificam os trabalhos em Mazagão Velho

Os trabalhos de preparação da vila de Mazagão Velho para a Festa de São Tiago foram intensificado desde o último fim de semana. A maior festividade do município inicia oficialmente no próximo dia 16 de julho (segunda-feira), com a primeira alvorada. É uma realização da comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFTS), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Mazagão (PMMz).

Nos últimos dias, as equipes de limpeza do Município concentram os trabalhos na área do balneário às margens do rio Mutuacá e nas principais ruas da vila. A Prefeitura também trata da área que deverá servir de estacionamento durante o período da festividade, além de definir os pontos de parada de transportes coletivos. Também está à frente do cadastro e fiscalização de micro e pequenos empreendedores que irão atuar durante o período da festa.

O Estado trata de questões como estruturas de palco e arquibancada. Também é responsável pelo policiamento e presença do Corpo de Bombeiros durante o período da programação. Deverá se fazer presente com secretarias e órgãos como: Seceatria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Turismo (Setur), Agência de Fomentos (Afap), dentre outras.

Esses pontos foram acertados em uma reunião ampliada no final do mês de junho. Reforçados na manhã desta terça-feira, 10, em um novo encontro entre o prefeito Dudão Costa e equipe com o membro da Comissão de Eventos do governo estadual, José Carlos Corrêa de Carvalho. Ele reiterou que a mensagem de que a organização da festa é prioridade, por se tratar de uma das principais manifestações culturais do Amapá.

O prefeito Dudão Costa disse que entende que o evento é uma época de grande responsabilidade, especialmente para o povo e autoridades mazaganenses.

Temos a ciência de que estamos abrindo a nossa casa, que é a nossa cidade, para que o visitante venha, se integre, participe da programação e, acima de tudo, se sinta bem. É preciso ter esse olhar, dessa grande responsabilidade”, afirmou o prefeito.

Moradores da comunidade cadastrados pela associação cultural fazem o trabalho de ornamentação da vila. Os festejos de São Tiago, que este ano completam 241 anos, iniciam no dia 16 (segunda-feira), com a primeira alvorada. Ano passado, cerca de 50 mil pessoas prestigiaram a programação.

Mas a vila história já tem movimentação na área cultual nesta quarta-feira, 11, com a chegada fluvial de Nossa Senhora da Piedade, por volta das 15h, ponto alto do evento religioso.

Ainda está programado o Festival da Mandioca, que acontece nos dias 13 e 14 (sexta-feira e sábado).

• Equipes de limpeza da PMMz em Mazagão Velho
  • Prefeito Dudão e equipe de gestão percorrem a vila de Mazagão Velho