sexta, 23 de março de 2018 - 12:08h
História e cultura de Mazagão Velho apresentadas em comissão do Senado Federal
Explanação contou com a presença de representantes do Reino marroquino
Foto: Agência Senado
Prefeito Dudão Costa faz apresentação sobre Mazagão Velho no Senado Federal

A história e a cultura da colonização de Mazagão Velho foi apresentadas no Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Marrocos, que faz parte da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, no último dia 21 de março, em Brasília (DF). A explanação foi feita pelo prefeito de Mazagão, Dudão Costa (PPL), com a presença de representantes do Reino marroquino, numa reunião que debateu interesses comuns entre os dois países.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor (PTC-AL) e pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), presidente do grupo Brasil-Marrocos.

Dudão Costa mostrou as tradições mantidas no distrito mazaganense. Lembrou que é uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativa e transferida para o Amapá no século 18, em decorrência de conflitos religiosos – foi fundada pela Coroa Portuguesa em 23 de janeiro de 1770. Ainda reiterou o estreitamento entre a cidade do Estado do Amapá e o país africano.

É uma história que une Brasil, Marrocos e Portugal. É a saga de um povo que atravessou o Atlântico para habitar o Amapá. Esse povo trouxe consigo, histórias de luta e uma cultura muito forte, que permanecem até hoje, entre elas a Festa de São Tiago, que é a maior festa cultural do Amapá, que encena a batalha entre mouros cristão e acontece no mês de julho”, discorreu o prefeito, fazendo referência à festividade realizada desde o ano de 1777.

Ao cumprimentar o prefeito pelo discurso, o senador Fernando Collor disse que a história de Mazagão Velho “incorpora definitivamente a tradição Marrocos com a cultura brasileira, reforçando um futuro mais promissor na relação entre os dois países”.

Após apresentação, o prefeito Dudão Costa defendeu o reforço do estreitamento da relação do Brasil (Amapá) com os governos de Marrocos e Portugal, através da ligação histórica da colonização de Mazagão Velho. Ainda disse que acredita na força da relação entre os povos de El Jadida, cidade que atualmente nomeia a “Mazagão original” e a vila amapaense.